domingo, 2 de agosto de 2009

Um mundo meio que assim...


Hipocrisia. É uma palavra meio abominada, claro. Mas atire a primeira pedra quem não contribui - ainda que em parcelas escassas - para sua continuidade no mundo... Diz-se que a hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

Melhor definição não poderíamos ter. Se você parar um pouco para analizar, nos deparamos com pessoas assim no nosso dia-a-dia. Segundo o cientista cognitivo Keith Stanovich (o foi citado para melhor ilustrar o pensamento) as únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula, e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entrega a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude.

Mas o hipócrita é assim, ele vai viver na sociedade fingindo emular comportamentos socialmente aceitaveis para a sociedade. Existirão situações e situações onde um indivíduo encontrará diante de uma determinada situação e deverá resolvê-la por si mesmo, com a ajuda de uma norma que reconhece e que aceita intimamente, pois o problema do que fazer numa dada situação é um problema prático-moral e não teórico-ético.

Ética! O que é a ética para você? Você tem seu próprio jeito de viver? Você acredita em suas opiniões? Você existe ou você é apenas mais um no mundo que segue pela cabeça da maioria? Será que você é aquela pessoa da moda?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo ser humano possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas...

O homem tem que limpar o interior e o exterior, tanto um como o outro. Afinal de contas, será que precisamos ser controlados? Discretos? Calmos? Palhaços? Idiotas? Hipócritas?...

"assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade" (Mateus 23:28)

A hipocrisia sempre se faz presente em todos. Em algum momento, todos terminam usando dela, em maior ou menor quantidade, o grande problema é que existem aqueles que se acham superiores a isso e às misérias de franqueza humana, e então erguem "bandeiras" de perfeição. E todos sabem que perfeição não existe e mais dia menos dia, isso se revela - a imperfeição. O que se diz "santo", quando cai evidencia isso muito mais, o que aos nossos olhos é hipocrisia.


9 comentários:

Alessandro Medeiros disse...

Senhores Baristas, segue mais um texto. Não era a minha vez, mas senti a vontade de escrever e ai está!
Abraço para todos.

http://roubando-palavras.blogspot.com/ disse...

É complicado. Ninguém gosta de se saber hipócrita, claro.
E eu não seria capaz de ser a "primeira atiradora de pedras", nesse caso.
Deixo isso para quem nunca fez uso dela - da hipocrisia - ou ainda para quem sabe ser forte o suficiente para nunca fazê-lo... E confesso que não é o meu caso... Infelizmente... rs rs
Boa semana, sr. Alessandro Medeiros ^^

Dora Casado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dora disse...

Ficou incompleto... mas o que "voga" é o recado, né? Rs rs

Anônimo disse...

Gostei muito do texto.
Ninguém é santo, ninguém é perfeito.
Existe hipocrisia maior do que as pessoas que julgam, que apontam os defeitos dos outros?
No instante que aceitarmos que erramos, que cometemos atitudes que nem sempre esta de acordo com as normas da sociedade começamos a ser um pouco menos hipócritas...mas só pelo fato de sermos humanos...nunca deixaremos de ser completamente...

Parabéns Alessandro pela escolha do tema!! Grande abraço.

Irônica Flor disse...

Dias melhores virão...

No aguardo.

Karol Maia disse...

Engraçado... lendo esse teu texto, comecei a refletir um pouco a minha vida, e acho que... SOU MUITO HIPÓCRITA!!!
Rsrsrsrsrs.... gostei muito Alessandro. Parabêns.

*blackcat* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*blackcat* disse...

Oiii...Alessandro.
Tudo bem?!!!

Li, gostei e concordo com vc...
A hipocrisia faz parte das fragilidades do ser humano.
;)...

Bjs! Até+

(Hahaa...agora táh certinho)