domingo, 19 de outubro de 2008

Acenda um Cigarro e Ouça Boa Música

(Foto por Karma Police 881 - DeviantArt)



Neste momento não reflito sobre muita coisa além do necessário. Desprezo ninharias, converto santos à minha religião e confesso pecados inacabados. Há maior arrependimento do que daquilo que se desejou fazer e não se fez? Relógio percorre caminho em voltas sem fim. Pirueta descendente qual avião desgovernado rumo ao chão. Assim é o tempo. Assim esvaem-se os momentos, ficam-se os anéis, contam-se os dias, perde-se o vigor e, no ocaso, somos velhos farrapos contando vantagens infantis. Tenho bloquinho onde rascunho idéias, mas nunca as leio novamente. Idéias deitadas em papel não fazem verão, não movem moinhos, não são merecedoras de releitura, não põem o café na mesa para o desjejum. O conforto que resta é saber-se sonhando acordado. E o pânico discreto que nos aflige vem de descobrir-se piloto do avião que faz piruetas rumo à realidade da existência. O caminho para o fim. A finitude humana frente ao universo. A angústia de acreditar-se uma mera marionete. Salvem Kierkegaard da religião, dizem os filósofos. Salvem Kierkegaard da filosofia, dizem os religiosos. Aproveite a paisagem, diz a auto-ajuda. Estoure os miolos, diz a razão. Acenda um cigarro e ouça boa música, digo eu.

5 comentários:

Zélia disse...

Jesus! O que vou fazer agora?! Tava indo tudo tão bem apesar de eu dar uma travada ao ler o título do post... Aí, ele termina como começou: "acenda um cigarro e ouça boa música"
:O

Vou ter que discordar. Hehehehe! Vou ficar apenas com a boa música apenas porque não consigo fumar, antes de qualquer consideração que eu faça a respeito. E, espero que vc entenda que a minha "discordancia" não diminue o seu texto de forma nemhuma. Concordo com ele em todas as vírgulas e pontos - a não ser o do cigarro :D.

Estou vivendo o necessário, desprezando as ninharias e ouvindo muita música.É reconfortante encontrar apoio em outro alguém. Você escreve e mostra mais uma de suas faces. Coisa de escritor em liberdade...

PS:Gosto daqui,viu?Se não apareço mais é porque estou numa fase meio cheia,como sempre!A diferença é que eu tenho procurado viver cada minuto de uma vez.Se é que me fiz entender...

Bjo!

*blackcat* disse...

Olá, td bem? Obrigado pela música...agora está melhor ainda!
Muito bom seu texto!!! Estou numa fase meio assim, mas posso entender que as coisas não acontecem por acaso, era mesmo pra eu encontrar esse blog.
Muito bom passar por aqui, deixar meu comentário e ser lido, melhor ainda, atendido! Obrigado mesmo...
Parece meio maluco dizer isso, mas faz a gente se sentir bem mais que só mais um na multidão. Nessa multidão doida que não vê e nem escuta ninguém...
Realmente tah todo mundo precisando ler bons textos, ouvir boa música e tomar um cafézinho!!!
Bjs! Tchau! Até mais...

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Camilla disse...

"Há maior arrependimento do que daquilo que se desejou fazer e não se fez? "
João, o poeta.
Há sim João, o arrependimento do horrível. E o tempo é uma perdição e eu também não leio meu bloquinho de anotações.
Sonho acordada e o tempo passa......

Letícia disse...

A Zélia é doida. Por isso adoro essa maluca. Ela comenta discordando.

Mas eu concordo com tudo. Todo mundo diz uma coisa e você diz o simples que é o necessário. E eu ouvi. E fiquei com inveja de quem leu esse texto antes de mim, porque é aquilo que acredito que a literatura seja. Uma mãe que serve de alimento e faz a gente ver mais longe.

"Há maior arrependimento do que daquilo que se desejou fazer e não se fez?"

"E o pânico discreto que nos aflige."

(João Neto)

Sim, coisas discretas afligem e arte discreta é a pior delas.

I can say this is it.